Logo PerifaCode

Mentoria perifaCode

O projeto Mentoria do perifaCode existe para conectar pessoas periféricas, pessoas que vivem ou viveram nas periferias, favelas, quebradas ou comunidades do Brasil na maior parte de suas vidas, e que desejam entrar na área de tecnologia ou evoluir em suas carreiras (principalmente iniciantes) com pessoas com experiência de mercado que podem auxiliar nesse processo.

Público Alvo

Pessoas periféricas que desejam entrar na área de programação como seu primeiro emprego ou migrar para essa área vindas de qualquer profissão e pessoas periféricas que trabalham na área e precisam de ajuda para evoluir em suas carreiras.

Responsabilidades

Pessoas Mentorandas

Pessoas mentorandas são as participantes do programa recebendo apoio para suas carreiras em tecnologia.

Sua responsabilidade está em:

  • manter o contato ativo com sua pessoa mentora;

  • buscar o aprendizado e evolução constante, sem a necessidade da pessoa mentora "correr" atrás de ti;

  • informar para o movimento caso aconteça qualquer tipo de agressão, preconceito ou situação que vulnere o nosso código de conduta para que possamos tomar medidas quanto a isso.

Só aceite contato de pessoas mentoras listadas no final dessa página.

Pessoas Mentoras

Pessoas mentoras são profissionais com experiência de mercado, que já participam de processo de seleção de talentos ou já viveram várias situações cotidianas que podem ser compartilhadas com quem está entrando no mercado ou possui pouca experiência e pode precisar de ajuda para melhorar sua autoestima, tirar dúvidas sobre a área técnica ou buscar informações sobre como dar o próximo passo em suas carreiras.

Pessoas mentoras são as responsáveis por auxiliar a pessoa mentorada em sua carreira. 

Seu trabalho não é dar aulas para a pessoa mentorada. Você pode indicar materiais de estudos, ajudar a pessoa a aprender a aprender, mas não deve investir seu tempo fazendo o que já existe no mercado, que é o conteúdo gratuito disponível. Você está ali para ajudar a pessoa a entender um conteúdo quando necessário, mas não para produzir este conteúdo, como criar slides, planejar aulas e aplicar avaliações de conhecimento.

O nosso trabalho, como pessoas mentoras, está no apoio ao aprendizado e apoio emocional para a pessoa mentora não desistir das suas metas.

Você precisa ajudar a pessoa a "descobrir o que quer da vida" e traçar um plano para alcançar isso. Com este plano traçado, você ajuda essa pessoa a se manter na linha, ajustando o plano quando necessário, estando mais próximo quando precisar, mas sempre focando em ser apoio, não em ser a fonte de conhecimentos dessa pessoa.

Como participar

Quero receber mentoria

Pessoas que desejam receber mentoria se inscrevem em nosso formulário e deixam seus dados para contato. Uma pessoa mentora entrará em contato para combinar as sessões de mentoria.

As sessões são combinadas diretamente com a pessoa mentora, para que os horários e expectativas estejam totalmente alinhados entre ambas as partes.

Para se cadastrar, preencha este formulário.

--------------------------------

Quero mentorar

Pessoas que desejam mentorar se inscrevem em nosso formulário e deixam seus dados para contato. Uma pessoa do perifaCode ou alguma pessoa mentora entrará em contato para fazer a integração, enviar os materiais sobre a mentoria, adicionar em nosso grupo de comunicação e liberar os acessos caso necessário.

Para se cadastrar, preencha este formulário.

Pessoas mentoras cadastradas